segunda-feira, janeiro 15, 2007

La Délivrance


O dia amanhecera acelerado. O telefonema confuso da sua velha amiga ao acordar deixara-o verdadeiramente estranho antes de sentir as primeiras gotas de água.
Era ainda cedo para ele, mas ela, com os seus novos costumes e horários, não se apercebera que já estava em Portugal e que por lá as coisas eram bem diferentes... mais tardias.

Num rasgo de felicidade percebe que o dia já corria a meio e que a noite anterior lhe tinha forrado a desilusão de uma ilusão bem mais à sua medida.
O imenso Ego com que recordava cada olhar e cada gesto daquela noite faziam-no sorrir ao espelho.
Antes mesmo de sair de casa fez anunciar o seu regresso às luzes da cidade.
E que noite de tantas gargalhadas e felicidades fugazes. E que noite de tantas recordações e saudações indiscretas.

Saiu do banho e ao recordar a roupa que tinha usado sente de novo o seu toque.
Aquela voz, quente e envenenada, com quem sempre brindou ao maior dos mistérios, e com quem partilhou durante anos a chave de todo o universo de ser somente feliz.
Sorriu à maldade com que recordava o gesto... aquele quarto nunca, na verdade, voltara a ser o mesmo desde que partiu para Paris.

De regresso a Lisboa, Matthew sai de casa e sente o sabor da saudade.
Aquele corpo de Jo, agora tatuado com a solidão, escondiam a infelicidade e infortúnio do tempo. As surpresas e as palavras alternavam entre si como se de um jogo maquiavélico se tratasse... e a morte fez-se sentir, mais uma vez, presente.

A força daqueles dois era imensa... No fundo havia que respeitar a sua própria memória de imortais que sempre foram um para o outro, e sobretudo, para os outros.
Por dentro o sangue fervia-lhes de medo, ódio e sobretudo desperdício.
Cambaliantes, mas sempre sorridentes...iluminaram o caminho um do outro e decidem regressar aos seus casulos. Será a crença de verdade, será a felicidade em tudo, mesmo quando o mundo desaba em sismos e vertigens estrondosos.
“Será a força do vento que nos recorda quem somos, e por quem sempre lutámos. Será o caminho mais difícil, mas que seja então o mais glorioso também.
No fundo,... continua-se a morrer por tão pouco e a perder tanto tempo com tantas coisas pequenas. Que fazemos nós senão tentarmos somar tempo à felicidade que ainda podemos sentir?”...

E Matthew, ao chegar a casa, mesmo depois de desfeito em pó de osso adormeceu a sorrir.
Existem dias, noites, horas... momentos na vida, cuja a vida nos oferece uma caixa. Umas vezes negra, outra de veludo ou apenas papel... mas sempre com o mesmo lá dentro, uma verdade.

“Existem dias, noites, horas...momentos na vida... em que por mais que me doa o corpo e do sangue me reste pouco ar na pele, ainda adormeço a sorrir.”

Sem comentários: